Busca avançada
Ano de início
Entree

Tenacificacao de politereftalato de butileno (pbt) atraves da incorporacao de terpolimero acrilonitria-epdm-estireno (aes) e de compatibilizante interfacial reativo.

Processo: 98/15484-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Pessan
Beneficiário:Nelson Marcos Larocca
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/08550-2 - Tenacificação de polímeros, AP.TEM

Resumo

Este projeto de pesquisa faz parte da solicitação de uma bolsa de doutoramento no país para o aluno NELSON MARCOS LAROCCA, regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar, PPG-CEM/UFSCar, sob a orientação dos Profs. Drs. Luiz Antonio Pessan e Elias Hage Junior. O projeto de pesquisa 'envolve estudos de tenacificação do polímero PBT, poli(tereftalato de butileno), através da incorporação do terpolímero AES (acrilonitrila-EPDM-estireno). A compatibilização interfacial reativa será obtida por meio da adição do copolímero MMA-GMA (metacrilato de metila-metacrilato glicídico). A ênfase do projeto será no estudo do mecanismo de fratura por impacto que ocorre nas blendas PBT/AES sem compatibilização e compatibilizadas pelo copolímero MMA-GMA, além do estudo da correlação da tenacificação do PBT com aspectos morfológicos e com a cristalinidade de suas blendas com AES. Além disso, vários outros aspectos serão também abordados, como condições de processamento e métodos de mistura dos polímeros mais adequados para gerar as morfologias desejadas, composição ideal para se chegar a propriedades mecânicas otimizadas, determinação da transição frágil-dúctil das blendas, influência da presença de AES e do compatibilizante nas características de cristalização do PBT, efeitos do agente compatibilizante nas propriedades de interfaces e na microreologia das blendas. O tema deste projeto de pesquisa e os objetivos que são propostos a serem alcançados atendem ao projeto Temático da FAPESP "Tenacificação de Polímeros", proc. Nº 96/8550-2. (AU)