Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos de toxinas com estrutura de fosfolipase a2 isoladas do veneno de bothrops asper e da crotoxina do veneno de crotalus durissus terrificus sobre a expressao de ciclooxigenases...

Processo: 02/13458-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Catarina de Fatima Pereira Teixeira
Beneficiário:Vanessa Moreira
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crotoxina

Resumo

As fosfolipases (FLA2) de veneno de serpentes do gênero Bothrops desencadeiam, de modo geral, efeitos locais como a miotoxicidade e reação inflamatória, com liberação de citocinas e eicosanóides (TXA2 e LTB4). Contudo, os estudos são incompletos e os mecanismos envolvidos na liberação de mediadores, particularmente os prostanóides, não são conhecidos. Por outro lado, a crotoxina, o componente majoritário do veneno de Crotalus durissus terrificus, exibe atividades antiinflamatórias como a inibição da fagocitose por macrófagos e a indução da liberação de citocinas inibitórias (IL-10). Este estudo tem por objetivo avaliar o efeito de duas miotoxinas com estrutura de FLA2, isoladas do veneno de Bothrops asper: a MT-II (Lys-49), destituída de atividade catalítica e a MT-III (Asp-49), com atividade catalítica e da crotoxina, isolada do veneno de Crotalus durissus terrificus sobre a expressão da COX-1 (constitutiva) e COX-2 (constitutiva e induzível em processos inflamatórios) bem como a liberação de prostanóides (PGE2, PGD2, TXA2). Além disso, será analisada a importância da atividade catalítica para o desenvolvimento desses efeitos. O esclarecimento dos efeitos e da importância da atividade catalítica para as ações das toxinas em questão poderá ampliar o uso das mesmas como ferramentas para o estudo de mecanismos e funções celulares. Dada a relevância das COX em processos inflamatórios, este estudo poderá contribuir para o desenho de novos fármacos antiinflamatórios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, VANESSA; GUTIERREZ, JOSE MARIA; AMARAL, RAFAELA BACCI; ZAMUNER, STELLA REGINA; PEREIRA TEIXEIRA, CATARINA DE FATIMA. Effects of Bothrops asper snake venom on the expression of cyclooxygenases and production of prostaglandins by peritoneal leukocytes in vivo, and by isolated neutrophils and macrophages in vitro. PROSTAGLANDINS LEUKOTRIENES AND ESSENTIAL FATTY ACIDS, v. 80, n. 2-3, p. 107-114, FEB-MAR 2009. Citações Web of Science: 9.
MOREIRA, VANESSA; GUTIERREZ, JOSE MARIA; SOARES, ANDREIMAR MARTINS; ZAMUNER, STELLA REGINA; PURGATTO, EDUARDO; PEREIRA TEIXEIRA, CATARINA DE FATIMA. Secretory phospholipases A(2) isolated from Bothrops asper and from Crotalus durissus terrificus snake venoms induce distinct mechanisms for biosynthesis of prostaglandins E-2 and D-2 and expression of cyclooxygenases. Toxicon, v. 52, n. 3, p. 428-439, SEP 1 2008. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.