Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da exigência nutricional na fase inicial do crescimento de espécies florestais nativas utilizadas em recuperação de áreas degradadas

Processo: 02/13193-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Maria Claudia Mendes Sorreano
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Restauração florestal   Necessidades nutricionais

Resumo

O projeto tem como hipótese que as espécies florestais tem exigências nutricionais e respostas ao stress nutricional diferenciados e que a complementação nutricional é um dos principais fatores determinantes do sucesso de projetos de recuperação florestal. Tendo como objetivo determinar as exigências nutricionais e as respostas ao stress nutricional das principais espécies nativas (40), de diferentes grupos sucessionais, mais usadas ou indicadas para recuperação de áreas degradadas no Estado de São Paulo, com ênfase nas formações ribeirinhas. O projeto será desenvolvido em condições de estufa, no Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ-USP, onde serão estudadas 40 espécies nativas sendo: 70% pioneiras a/ou secundarias iniciais e 30% secundárias tardias e/ou clímax. As espécies serão cultivadas em soluções nutritivas com omissão dos seguintes nutrientes: N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn. O experimento será realizado em duas etapas, onde serão avaliados: o desenvolvimento das mudas; o peso seco da parte aérea (folhas e ramos + caule) e raízes; estado nutricional e sintomas visuais de deficiência nutricional. O experimento será conduzido pelo delineamento em blocos ao acaso. Os dados serão submetidos: analise de variância; teste de comparação de médias (Tukey 5%); correlações e modelos de regressão entre as variáveis obtidas. Será utilizada também a análise de resíduos, assim como a significância das estimativas dos parâmetros dos tratamentos, e uma amostra conjunta, para cada variável estudada, envolvendo as 40 espécies. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEUGEBAUER, KONRAD; EL-SEREHY, HAMED A.; GEORGE, TIMOTHY S.; MCNICOL, JAMES W.; MORAES, MILTON F.; SORREANO, MARIA C. M.; WHITE, PHILIP J. The influence of phylogeny and ecology on root, shoot and plant ionomes of 14 native Brazilian species. PHYSIOLOGIA PLANTARUM, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SORREANO, Maria Claudia Mendes. Avaliação da exigência nutricional na fase inicial do crescimento de espécies florestais nativas. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.