Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura das populações de Attalea humilis Mart. ex. Spreng. (Palmae) em três fragmentos de Floresta Atlântica na reserva biológica de Poço das Antas, Rio de Janeiro

Processo: 98/01263-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Fernando Roberto Martins
Beneficiário:Alexandre Fadigas de Souza
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Palmeiras   Impactos ambientais   Dinâmica de populações   Queimada   Fragmentação

Resumo

O efeito negativo da fragmentação e o do aumento da borda de uma floresta são responsáveis por mudanças microclimáticas que afetam direta e/ou indiretamente a vegetação, podendo determinar a destruição total dos fragmentos remanescentes. Estudos sobre populações presentes em fragmentos florestais são fundamentais para o entendimento da relação entre as populações e o seu habitat bem como para a elaboração de processos de manejo das populações e do fragmento (na tentativa de se preservar a sua biodiversidade ou até mesmo aumentar a sua área com a recolonização de espécies clímax). O presente projeto visa o estudar o efeito da fragmentação de áreas da Floresta Atlântica sujeitas ao fogo na REBIO de Poço das Antas (RJ) sobre populações de Attalea humilis, uma palmeira acaulescente que produz frutos com síndrome de dispersão por roedores, podendo constituir parte importante da dieta destes animais, e cuja auto-ecologia é pouco conhecida. Os efeitos da fragmentação estão sendo estimados em 3 fragmentos através da análise demográfica das populações da espécie, em parcelas contíguas (10 x 10 m) ao longo de 2 transectos perpendiculares com origem nas bordas. Censos realizados antes e depois do incêndio de 1997 serão utilizados no estudo dos efeitos do fogo sobre as populações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA‚ A.F.; MARTINS‚ F.R. Spatial distribution of an undergrowth palm in fragments of the Brazilian Atlantic Forest. PLANT ECOLOGY, v. 164, n. 2, p. 141-155, 2003.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Alexandre Fadigas de. Aspectos da dinamica de populações da palmeira Attalea humilis Mart. ex. Spreng. em fragmentos de Floresta Atlantica sujeitos a fogo. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.