Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da digestibilidade da levedura seca (Saccharomyces Cerevisiae) e efeito da utilização sobre a morfologia intestinal, atividade das enzimas digestivas e desempenho de suínos

Processo: 96/02597-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 30 de setembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Rodolfo Nascimento Kronka
Beneficiário:Wilson Lino Castillo Soto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Suínos   Eficiência   Enzimas digestivas   Morfologia intestinal

Resumo

Para determinar se a levedura seca, com teor protéico de 40%, como substituto do farelo de soja na alimentação de suínos influencia no desenvolvimento do sistema digestivo e o desempenho de leitões após a desmama foram planejados três experimentos a serem conduzidos na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal. O experimento 1, permitirá determinar os coeficientes de digestibilidade e os nutrientes digestíveis da levedura, através de ensaios de digestibilidade em gaiolas metabólicas, utilizando o método de coleta total de fezes e urina. No experimento 2, serão avaliados os efeitos da adição de diferentes níveis de levedura seca na ração sobre a estrutura do intestino delgado, o desenvolvimento dos órgãos digestivos e a atividade das enzimas digestivas. Serão utilizados 60 leitões desmamados aos 21 dias de idade distribuídos em um delineamento de blocos ao acaso com arranjo fatorial 5x4 (5 níveis de substituição e 4 épocas de abate). O abate dos leitões (3 por tratamento) será na desmama, aos 4,8 e 12 dias após. Após o abate serão coletadas amostras de jejuno, ileo e conteúdo duodenal para a determinação da atividade enzimática e amostras de jejuno e ileo para avalição da morfologia No experimento 3, serão avaliados os efeitos da substituição da proteína do farelo de soja pela proteína da levedura seca sobre o desempenho de leitões nas fases inicial, crescimento e terminação. Serão utilizados 35 leitões desmamados aos 21 dias de idade, distribuídos em um delineamento experimental em blocos ao acaso. Serão controlados os índices: ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, dias para mudança da fase de crescimento para terminação, dias para o peso de abate e, escore de diarréia nos primeiros 15 dias da fase inicial. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOS, IRACILDA ZEPPONE; SASSA, MICHELI FERNANDA; DA GRACA SGARBI, DIANA BRIDON; POLESI PLACERES, MARISA CAMPOS; GERALDO MAIA, DANIELLE CARDOSO. Current Research on the Immune Response to Experimental Sporotrichosis. Mycopathologia, v. 168, n. 1, p. 1-10, JUL 2009. Citações Web of Science: 41.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOTO, Wilson Lino Castillo. Digestibilidade de levedura desidratada (Saccharomyces cerevisiae) e efeitos da sua utilização sobre a morfologia intestinal, atividade das enzimas digestivas e desempenho de suínos. 82 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.