Busca avançada
Ano de início
Entree

Organizacao e expressao de gene que codifica um antigeno imunodominante (antigeno 13) de trypanosoma cruzi reconhecido por anticorpos de pacientes na fase aguda da doenca de chagas.

Processo: 00/02248-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:José Franco da Silveira Filho
Beneficiário:Carlos Rodrigo Zarate Blades
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/12205-4 - Aspectos da imunobiologia do Trypanosoma cruzi: interação com as células do hospedeiro mamífero e indução da resposta imune, AP.TEM
Assunto(s):Doença de Chagas   Trypanosoma cruzi

Resumo

Estudos preliminares do nosso laboratório indicam que o antígeno A13 é um importante marcador sorológico da fase aguda da doença de Chagas. O objetivo do projeto é caracterizar com mais detalhes a estrutura, organização e expressão do gene A13 visando obter informações sobre a sua possível função no tripanossoma e na resposta imune do hospedeiro vertebrado. Paralelamente, nós pretendemos analisar a reatividade do antígeno recombinante A13 em um teste de ELISA com um grande número de soros de pacientes chagásicos de 6 meses a 15 anos de idade. Clones recombinantes contendo cópias do gene A13 serão isoladas em bibliotecas de cDNA e genomicas do T. cruzi. A expressão do gene A13 será analisada através de ensaios de hibridização com "northen blots" e PCR reverso, "western blot" e microspcopia confocal com anticorpos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BLADES, Carlos Rodrigo Zarate. Imunorreatividade contra antígenos nativos e recombinantes do Trypanosoma cruzi em indivíduos residentes em área endêmica para a doença de Chagas na Bolívia. 2002. 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Escola Paulista de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.