Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do desempenho de concretos submetidos a cura termica propriedades mecanicas, durabilidade e microestrutura.

Processo: 01/12785-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Gladis Camarini
Beneficiário:Epaminondas Luiz Ferreira Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Durabilidade

Resumo

O cimento Portland de Alta Resistência Inicial - CPV-ARI é largamente usado em peças de concretos pré-moldados devido à necessidade de se obter peças com resistências mecânicas elevadas em curto período de tempo, indispensável para a produção industrial. Além do uso deste tipo de cimento, o processo de cura térmica é essencial para atingir tal requisito. O objetivo desta pesquisa é avaliar o desempenho desses concretos, não somente no âmbito do comportamento mecânico, mas, principalmente, de suas propriedades de transferência e microestrutura. Neste aspecto, o regime de cura térmica é relevante. Para tanto, serão analisados dois ciclos térmicos com temperaturas máximas de 60º C e 80º C. Após o ciclo de cura, os concretos serão avaliados quanto à resistência mecânica, difusão de cloretos, carbonatação, permeabilidade e absorção. Os ensaios serão acompanhados pela observação da microestrutura no que diz respeito à formação de poros e das interfaces pastas-agregadas. Para essas avaliações, serão empregados dois tipos de cimento: o cimento Portland de Alto Forno - CP III, e o cimento Portland de Alta Resistência Inicial - CPV-ARI. O emprego do CP III é importante, pois apresenta menor custo que o ARI, proporciona bom desempenho quanto à durabilidade em condições de cura normal, e que quando aliado à cura térmica, atinge também resistências iniciais elevadas. O CPV-ARI será empregado como referência para avaliação comparativa com o CP III. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Epaminondas Luiz Ferreira. Avaliação de propriedades de concretos de cimento Portland de alto-forno e cimento Portland de alta resistencia inicial submetidos a diferentes condições de cura. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.