Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao algimetrica e sinergica em caes tratados pela levomepromazina induzidos pelo tiopental e mantidos pelo sevofluorano, pre-tratados ou nao pelo butorfanol.

Processo: 00/09837-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Flavio Massone
Beneficiário:Rosana Maria de Oliveira Clark
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Sevofluorano   Metotrimeprazina   Butorfanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Butorfanol | Caes | Levomepromazina | Pressoalgimetria | Sevofluorano | Termoalgimetria

Resumo

É grande a preocupação em medicina veterinária em se chegar a um protocolo anestésico ideal. O butorfanol é um opióide sintético com atividades agonista e antagonista. Em virtude da sua mínima depressão cardiorespiratória, o butorfanol mostrou-se adequado para ser utilizado em associações anestésicas. Objetiva-se neste estudo avaliar através da termoalgimetria e pressoalgimetria o sinergismo do butorfanol na associação levomepromazina/ tiopental/sevofluorano, observando-se a interferência na concentração alveolar mínima do sevofluorano e redução do tiopental na indução anestésica. Serão empregados 30 cães, SRD, machos ou fêmeas, de peso entre 10 e 15 kg e idade de 2 a 4 anos, que serão distribuídos aleatoriamente em três grupos de 10 animais cada. O grupo controle (GI) receberá 0,5 mg de levomepromazina (IV) e decorridos 15 minutos, 12,5 mg/kg de tiopental. A manutenção anestésica será efetuada pelo sevofluorano em 100% de oxigênio. Nos animais do GII e GIII, será associado à levomepromazina o butorfanol na dose de 0,2 mg/kg IV, sendo que no GIII a aplicação do tiopental será aquela suficiente para induzir o animal, até a perda dos reflexos protetores, os parâmetros a serem mensurados são: temperatura, freqüência cardíaca, pressão arterial, freqüência respiratória, VT, VM, ETCO2, reinalação de CO2, SatO2, concentração de sevofluorano inspirado e expirado, fração de O2 inspirado e expirado, hemogasometria e encefalografia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)