Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de dieta hiperglicidica/hipolipidica na adiposidade e metabolismo de lípidos e carboidratos de ratos exercitados e não exercitados

Processo: 02/11247-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Antonio Herbert Lancha Junior
Beneficiário:Viviane Ozores Polacow
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adiposidade   Resistência à insulina   Carboidratos

Resumo

Procurando atender a recomendações de órgãos oficiais de saúde, muitos indivíduos têm procurado diminuir a ingestão de gorduras, fazendo substituição isocalórica de gorduras por carboidratos. No entanto, vários estudos indicam alguns efeitos deletérios de dietas hiperglicídica, tais como aumento da trigliceridemia e diminuição dos níveis de HDL-colesterol, aumento da adiposidade e lipogênse de novo e diminuição da sensibilidade à insulina. No entanto, poucas pesquisas procuraram verificar a extensão com que a atividade física pode minimizar estes efeitos a longo prazo e quais os mecanismos envolvidos neste processo. Objetivos: 1) Comparar o metabolismo de lipídios e carboidratos e a adiposidade entre ratos submetidos a dietas isocalóricas hiperglicídica/hipolipídica e normolipídica/normoglicídica (controle); 2) Verificar o efeito da atividade física como atenuante de possíveis efeitos deletérios à saúde resultante de dietas hiperglicídicas. Matérias e métodos: Ratos machos Wistar serão divididos em 4 grupos: com dieta hiperglicídica/hipolipídica exercitado ou não e com dieta com dieta normoglicidica/normolipídica exercitado ou não. A duração da intervenção nutricional será de 8 semanas. Os parâmetros avaliados serão: insulinemia, sensibilidade à insulina, dosagens de lipídios plasmáticos, atividade enzimática da lipoproteína lípase e composição corporal. Os resultados serão apresentados como média + desvio-padrão. Serão feitas análises de variância entre os grupos e análises de regressão linear. O nível de significância será de p < 0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCAGLIUSI‚ F.B.; ALVARENGA‚ M.; POLACOW‚ V.O.; CORDÁS‚ T.A.; DE OLIVEIRA QUEIROZ‚ G.K.; COELHO‚ D.; PHILIPPI‚ S.T.; LANCHA‚ A.H. Concurrent and discriminant validity of the Stunkard’s figure rating scale adapted into Portuguese. APPETITE, v. 47, n. 1, p. 77-82, 2006.
FERNANDA BAEZA SCAGLIUSI; TÁKI ATHANÁSSIOS CORDÁS; VIVIANE OZORES POLACOW; DESIRE COELHO; MARLE ALVARENGA; SONIA TUCUNDUVA PHILIPPI; ANTONIO HERBERT LANCHA JR. Tradução da escala de desejo de aceitação social de Marlowe & Crowne para a língua portuguesa. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 31, n. 6, p. 272-278, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.