Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas lipidicos para a liberacao transdermica do cetoprofeno: avaliacao "in vitro" e microdialise "in vivo" em modelo animal.

Processo: 01/11191-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Beneficiário:Maria Teresa Junqueira Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cristais líquidos   Fosfolipídeos   Microdiálise   Cetoprofeno

Resumo

O estudo de um sistema de liberação que proporcione um aumento na permeação cutânea do cetoprofeno torna-se importante na otimização da terapia antiinflamatória para patologias crônicas e agudas. A aplicação destes sistemas na pele apresenta potencial vantagem por liberar o fármaco diretamente no sítio inflamado, além de produzir alta concentração local do mesmo, eliminado, assim, as desvantagens associadas à administração oral, tradicionalmente empregada, como irritação gástrica e outros efeitos colaterais. O presente projeto propõe a obtenção de distintos sistemas fosfolipídicos para a liberação transdérmica do cetoprofeno, seja como promotor de absorção, complexos com fármacos e ainda associação criteriosa de fosfolipídeo/água para a obtenção de cristais líquidos, bem como a caracterização e a influência destes sistemas no perfil de permeação e retenção cutânea através de estudos in vitro e in vivo empregado modelo animal. A metodologia da microdiálise cutânea in vivo apresenta-se inovadora e efetiva como ferramenta para o desenvolvimento de um sistema de liberação transdérmica. Este estudo in vivo em modelo animal, vem complementar o desenvolvimento farmacotécnico dos sistemas apresentados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)