Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao diferencial para identificacao e caracterizacao de genes envolvidos na progressao tumoral em melanoma.

Processo: 01/07164-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Enilza Maria Espreafico
Beneficiário:Josane de Freitas Sousa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Metástase   Biologia computacional   Expressão gênica diferencial   Técnica ORESTES   Melanoma

Resumo

O presente projeto tem o objetivo de identificar e realizar a caracterização funcional de genes envolvidos na progressão tumoral. Utilizaremos como modelo experimental, uma coleção de linhagens celulares de diferentes estágios da progressão tumoral de melanoma humano e uma coleção de linhagens híbridas de melanoma de camundongo e macrófago humano, que apresentam diferentes potenciais metastáticos. A primeira etapa do trabalho consistirá em selecionar, in silico, clones ORESTES gerados pelo Projeto Genoma Humano do Câncer, do qual participamos que alinhem em regiões cromossômicas cujos rearranjos são freqüentemente associados com melanoma ou que sejam freqüentes em vários tipos de neoplasias ou ainda ORESTES que alinhem em cromossomos humanos incorporados pelas linhagens híbridas. Os clones ORESTES selecionados serão utilizados na construção de "macroarrays" ou "microarrays" para hibridação contra cDNA marcado das diferentes linhagens celulares. Serão também gerados "arrays" a partir de bibliotecas de subtração entre linhagens de crescimento radial e metastático. Após a seleção de genes candidatos, cujo padrão de expressão, confirmado em Northern blot, indique um potencial envolvimento na progressão tumoral, iniciaremos testes funcionais para determinar o efeito da super-expressão ou supressão da expressão destes genes sobre o fenótipo metastático. (AU)