Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da trofalaxis na formação de hierarquias reprodutivas em operárias de Melipona quadrifasciata (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)

Processo: 02/00582-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Vera Lucia Imperatriz-Fonseca
Beneficiário:Felipe Andrés León Contrera
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Um dos mecanismos de transmissão de informações entre os companheiros de ninho de colônias de insetos sociais é a trofaláxis, caracterizada em. abelhas Apini e Meliponini como uma troca de substâncias líquidas entre dois ou mais indivíduos onde um deles é o doador e o(s) outro(s) receptor(es). Em vespas sociais, através da trofaláxis é estabelecida a hierarquia social. Entretanto, seus efeitos na fisiologia dos indivíduos, incluindo aqui o desenvolvimento dos ovários das operárias de Meliponíneos não foi investigada. Estudaremos a abelha Melipona quadrifasciata anthidioides (Apidae, Meliponini). Os tópicos principais deste projeto são: 1) a influência do tamanho e composição do grupo social, das condições alimentares do ninho e da taxa de construção de células de cria no desenvolvimento ovariano de operárias; 2) avaliar a existência de correlação entre a dominância trofalática e o desenvolvimento dos ovários de operárias; 3) avaliar como se estabelece a dominância trofalática de operárias, iniciando pelo acompanhamento individual desde os primeiros contatos trofaláticos; 4) estudar as alterações na hierarquia trofalática através de procedimentos experimentais em arenas, com a remoção de indivíduos dominates; 5) o papel da comunicação sonora durante os trofaláxis relacionadas com o forrageio e com o aprovisionamento das células de cria; 6) a influência da trofaláxis e do tamanho do grupo social na longevidade de operárias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTRERA, F. A. L.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; KOEDAM, D. Trophallaxis and reproductive conflicts in social bees. Insectes Sociaux, v. 57, n. 2, p. 125-132, MAY 2010. Citações Web of Science: 2.
NIEH‚ JC; KRUIZINGA‚ K.; BARRETO‚ LS; CONTRERA‚ FAL; IMPERATRIZ-FONSECA‚ VL. Effect of group size on the aggression strategy of an extirpating stingless bee‚ Trigona spinipes. Insectes Sociaux, v. 52, n. 2, p. 147-154, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.