Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das respostas metabolicas de brycon cephalus (gunther, 1869) (teleostei; bryconidae) matrinxan submetido a variacoes ambientais de nitrato.

Processo: 00/03257-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Gilberto Moraes
Beneficiário:Ive Marchioni Avilez
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Nitritos   Enzimas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enzimas | Intermediarios Metabolicos | Nitrito | Parametros Hematologicos | Peixe

Resumo

O nitrito e um íon que ocorre naturalmente no ambiente, como produto do processo de nitrificação realizado pela ação de bactérias. O estudo do nitrito ambiental em peixes de água doce é de extrema importância para a otimização da criação dos mesmos em quantidade e qualidade. Brycon cephalus é um peixe onmívoro muito apreciado, tanto pelo sabor como na pesca esportiva. De criação crescente no pa(s, vem sendo considerado um peixe promissor para a piscicultura, como uma nova opção de fonte protéica. No ambiente aquático, quando em excesso, o nitrito pode ser absorvido pelos peixes através das brânquias, afetando o metabolismo. Dentre os efeitos destaca-se a produção de metahemoglobina resultante da oxidação da hemoglobina, levando o animal a uma hipóxia interna (funcional). A hipóxia pode causar alterações no metabolismo oxidativo, como a fermentação láctica, acúmulo de glicogênio e queda na taxa metabólica e também alterações hematológicas. O experimento será desenvolvido em 4 etapas: na primeira, 4 lotes serão expostos a 4 diferentes concentrações de nitrito na água (0, 30, 50 e 80 mg/L) por 24 horas. Nas etapas seguintes outros lotes serão expostos as mesmas 4 concentrações de nitrito, mas por 48, 72 e 96 horas, respectivamente. Após os períodos de exposição, serão coletados sangue e tecidos dos animais para posteriores análises hematológicas, de intermediários metabólicos e de enzimas do metabolismo oxidativo que serão analisados por um teste não paramétrico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)