Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletroforese em gel com gradiente desnaturante para avaliação da biodiversidade de cianobactérias na Represa Billings

Processo: 01/02209-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marli de Fátima Fiore
Beneficiário:Adriana Sturion Lorenzi
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Floração   Cianotoxinas   Cianobactérias   Saúde pública

Resumo

A presença de florações de espécies de cianobactérias produtoras de toxinas em reservatórios de águas usadas para consumo humano tem preocupado os órgãos responsáveis pelo monitoramento da qualidade da água, uma vez que essas toxinas representam risco para a saúde pública. A identificação das espécies presentes nesses reservatórios é essencial para que ações corretivas de controle das florações tenham sucesso. Este projeto tem como objetivo conhecer a biodiversidade de cianobactérias na represa Billings, São Paulo e detectar a presença de espécies produtoras da toxina microcistina utilizando técnicas moleculares. Seqüências de regiões dos genes rRNA 16S e mcyB (gene da microcistina) específicas de cianobactérias serão utilizadas como marcadores moleculares taxonômicos. Essas seqüências serão obtidas através da extração de DNA das amostras ambientais das águas coletadas em diferentes locais da represa e da amplificação da região desses genes usando oligonucleotideos iniciadores de PCR específicos. As amplificações específicas dessas regiões juntamente com a técnica da eletroforese em gel com gradiente desnaturante (DGGE) permitirá identificar as espécies presentes no reservatório e também as que contém o gene de microcistinas. As bandas obtidas na DGGE serão seqüenciadas. A análise filogenética das bandas obtidas na DGGE e dos dados das seqüências de DNA será efetuada usando análises computacionais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LORENZI, Adriana Sturion. Abordagens moleculares para detectar cianobactérias e seus genótipos produtores de microcistinas presentes nas represas Billings e Guarapiranga, São Paulo, Brasil. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.