Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da proteína ribossomal TcrL27 em tripanosomatídeos

Processo: 00/05636-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Regina Maria Barretto Cicarelli
Beneficiário:Marilena da Silva Peixoto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Trypanosoma cruzi   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

A doença de Chagas ou tripanossomíase americana é uma zoonose causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, o qual é transmitido de um hospedeiro a outro por intermédio de insetos hematófagos da sub-família dós triatomíneos. Essa doença existe somente no continente americano, estendendo-se do México à Argentina. Estima-se que 16-18 milhões de pessoas estejam infectadas. Em seu ciclo de vida, apresenta três formas distintas: tripomastigota, epimastigota e amastigota. Na tentativa de clonar genes relacionados às ribonucleoproteínas de Trypanosoma cruzi, utilizou-se anticorpo (IgG) purificado anti-Sm para rastreamento de biblioteca de cDNA de T. cruzi. Entretanto, foi possível a clonagem e expressão de uma proteína ribossomal (TcrL27) que ainda não foi descrita nesses parasitas (no. de acesso no GenBank AAF24981). Análises de Southern blot demonstraram a existência de mais de um gene em três diferentes cepas do T. cruzi. Este projeto visa à caracterização dos outros genes envolvidos, bem como sua possível expressão diferencial em tripanosomatídeos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEIXOTO, Marilena da Silva. Caracterização do gene que codifica a proteína ribossomal TcrL27 em tripanosomatídeos. 82 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.