Busca avançada
Ano de início
Entree

Suporte ao tráfego heterogêneo pela rede óptica

Processo: 02/13269-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2003
Vigência (Término): 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Helio Waldman
Beneficiário:Darli Augusto de Arruda Mello
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de serviço   Redes ópticas   Tráfego de rede

Resumo

Este projeto de pesquisa terá como objetivos a pesquisa e a geração de conhecimento para o suporte ao tráfego heterogênio pela rede óptica. Tráfego heterogêneo é aquele gerado por diferentes fontes e de natureza diversa, como por exemplo, o tráfego de voz, internet, e TV por assinatura. Cada um destes tipos apresenta características diferentes, e, portanto deve ser tratado de modo especial pela rede. Para isto tanto adaptações nas camadas física e óptica quanto nas camadas superiores podem ser implementadas para que a rede consiga oferecer qualidade de serviço (QoS). Para o suporte ao tráfego heterogêneo pela rede óptica diversas abordagens são possíveis, como a alocação de caminhos ópticos, proteção, mecanismos de qualidade de serviço e multicast óptico. Pretende-se estudar tanto redes comutadas por circuito como pesquisar as futuras redes comutadas por pacotes ou rajadas (Optical Burst Switching). Paralelamente à geração de conhecimento, são objetivos igualmente importantes sua divulgação em jornais e conferências especializadas e, se possível, sua aplicação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Darli Augusto de Arruda. Suporte ao tráfego heterogêneo pela rede óptica: habilidade de sobrevivência. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.