Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao e caracterizacao da fisiologia ovariana e da fertilidade de novilhas nelore (bos primigenius indius) de linhagem precoce.

Processo: 00/01667-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Guilherme de Paula Nogueira
Beneficiário:Rodrigo Fernando Santana de Lúcia
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Puberdade   Novilhas

Resumo

A puberdade é marcada pelo início da capacidade reprodutiva das fêmeas. Nos bovinos, após o nascimento, a contenção da atividade reprodutiva acontece por excesso de sensibilidade do hipotálamo ao feedback negativo dos esteróides gonadais. A diminuição progressiva desta sensibilidade do hipotálamo aos esteróides gonadais, faz com que os animais atinjam a puberdade, ou seja, iniciem sua atividade reprodutiva. As novilhas de origem européia (Bos primigenius taurus) apresentam o início da atividade reprodutiva mais cedo que as novilhas de origem zebuína (Bos primigenius indicus). A antecipação da puberdade, além de reduzir o tempo em que a novilha permanece à pasto sem produzir, representa um aumento na produção de bezerros durante sua vida. O presente projeto objetiva acompanhar intensivamente a atividade folicular em novilhas Nelore no período peri-puberal e avaliar a fertilidade do primeiro ciclo estral nestes animais mediante a inseminação artificial e diagnóstico positivo de gestação . Serão utilizadas 40 bezerras Nelore após a desmama, oriundas de fazenda que já seleciona animais, quanto à apresentação de puberdade precoce, há vários anos. Buscaremos desta forma, estudar o mecanismo da puberdade nas novilhas Nelore, tentando encontrar características fisiológicas que ajudem na identificação prévia de novilhas, que potencialmente possam apresentar puberdade precoce. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LÚCIA, Rodrigo Fernando Santana de. Avaliação e caracterização da fisiologia ovariana e da fertilidade de novilhas Nelore (Bos taurus indicus) de linhagem precoce. 2002. 67 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.