Busca avançada
Ano de início
Entree

O transporte iônico transepitelial em camarões e caranguejos (Crustacea, Decapoda)

Processo: 01/08730-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2001
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:John Campbell McNamara
Beneficiário:Antonio Hernandes Torres Junior
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Decapoda   Ultraestrutura   Osmorregulação   Eletrofisiologia

Resumo

Crustáceos que habitam a água doce confrontam uma grande diferença da concentração osmótica e iônica entre o meio ambiente e a hemolinfa. Isto se deve à elevada concentração hemolinfática de efetores osmóticos como íons de sódio e cloreto, mantida por mecanismos como a captura e conservação desses íon pelos epitélios branquiais e renais. No intuito de se estudar o papel de dois transportadores iônicos transmembranais, a Na+/K+-ATPase e a V(H+)-ATPase, nos mecanismos de regulação osmótica e iônica em camarões palemonídeos marinhos, de água doce, e em caranguejos de água doce, propõe-se uma analise estrutural e fisiológicos dos epitélios branquiais e renais. Para isso, será descrita a ultraestrutura do epitélio e quantificar-se-á os sítios de atividade da Na+/K+-ATPase da membrana plasmática das células epiteliais branquiais do caranguejo de água doce Dilocarcinus pagei. Será identificada uma V(H+)-ATPase através de Western-blotting e localização imunológica utilizando marcadores fluorocromos e partículas de ouro conjugado, tanto nos epitélios branquiais de D. pagei e nos epitélios branquiais e renais dos camarões Palaemon northropi e Macrobrachium olfersii. O papel da Na+/K+-ATPase e da V(H+)-ATPase na geração de voltagens transepiteliais que possibilitam a captura de NaCI do meio ambiente será analisado por intermédio de metodologia eletrofisiológica em brânquias perfundidas do camarão de água doce Macrobrachium rosenbergii. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Antonio Hernandes Torres. Um estudo eletrofisiológico e ultraestrutural do transporte iônico transepitelial em camarões e caranguejos (Crustacea, Decapoda). 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.