Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de mudancas na atividade cerebral durante tarefa de memoria operativa verbal em pacientes esquizofrenicos e voluntarios normais: um estudo utilizando ressonancia magnetica funcional.

Processo: 00/05749-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Geraldo Busatto Filho
Beneficiário:Adriana de Simone
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/09446-1 - Estudo de alterações do funcionamento cerebral regional em distúrbios neuro-psiquiátricos utilizando tomografia computadorizada por emissão de fótons (SPET), AP.JP
Assunto(s):Neuropsicologia   Transtornos psicóticos

Resumo

Inúmeras alterações cognitivas são conhecidas na esquizofrenia desde a descrição inicial da síndrome. Atualmente, acredita-se que grande parte das dificuldades encontradas por pacientes esquizofrênicos estejam envolvidas com as etapas iniciais de processamento de informações, dentre as quais, a capacidade de estocagem e manipulação de material verbal de curto termo, chamada de memória operativa verbal. Esta memória faz parte de um Sistema de Memória Operativa (Working Memory), que compreende as formas verbais e visuoespaciais de estocagem e manipulação de material verbal e visual de curto prazo além de uma central executiva. Utilizando a técnica de neuroimagem de ressonância magnética funcional (RMf), recém-implementada em nosso meio, este estudo comparará os padrões de ativação cerebral em voluntários normais (n=8) e pacientes esquizofrênicos (n=8) durante duas tarefas de memória operativa verbal: repetição dígitos na ordem de apresentação e repetição de uma lista de pseudo palavras. Ambas as tarefas, apesar de envolverem memória operativa verbal, podem implicar em áreas cerebrais e processos neuropsicológicos distintos. Os objetivos do estudo serão: identificar os circuitos cerebrais recrutados para a execução de cada tipo de tarefa de memória operativa verbal em sujeitos normais, e investigar a presença de anormalidades no funcionamento destes circuitos em pacientes esquizofrênicos em comparação com os controles normais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIMONE, Adriana de. Estudo da memória operacional verbal em pessoas saudáveis através da ressonância magnética funcional relacionada a eventos. 2003. 116 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.