Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito temporal da hiperhomocisteinemia sobre a reatividade da arteria carotida de rato a angiotensina ii, endotelina-1 e bradicinina.

Processo: 00/07225-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Ana Maria de Oliveira
Beneficiário:Daniella Bonaventura
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Homocisteína   Angiotensinas   Neointima

Resumo

Alterações no endotélio vascular, provocadas por inúmeros fatores de risco, como a hiperthomocisteína, levam a uma disfunção vascular, seguida de processo inflamatórios e proliferativos, na tentativa do endotélio estabelecer a integridade vascular normal. O referente projeto estudará a progressão de doenças cardiovasculares decorrente de lesão vascular devido à ingestão de homocisteina. A homocisteina, em altas concentrações, interage com as células endoteliais e produz peróxido de hidrogênio. Este radical livre causa a morte das células endoteliais e na área lesada ocorre adesão de plaquetas e leucócitos. As plaquetas estimulam a proliferação de células musculares lisas para o interior da camada íntima formando a neoíntima. O objetivo do presente trabalho é estudar temporariamente as alterações morfo-funcionais carotídeas em grupos de animais submetidos ao tratamento com L-homocisteina tiolactona. Este produto também avaliará temporalmente a reatividade e fluxo vascular frente a peptídeos vasoativos como angiotensina, endotelina-1 e bradicinina e também alterações séricas da homocisteina e metionina, colesterol total (TC), triglicerides (TG), colesterol de alta densidade (HDL), o colesterol de baixa densidade (LDL), glicose, creatinina, hemograma completo e atividade da enzima conversora de angiotensina (ECA). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mulheres na Ciência 2011 anuncia vencedoras 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONAVENTURA‚ D.; TIRAPELLI‚ C.R.; HADDAD‚ R.; HÖEHR‚ N.F.; EBERLIN‚ M.N.; DE OLIVEIRA‚ A.M. Chronic methionine load-induced hyperhomocysteinemia enhances rat carotid responsiveness for angiotensin II. Pharmacology, v. 70, n. 2, p. 91-99, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.