Bolsa 00/14960-6 - Glicose, Glicólise - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais e comparativos da enzima glicose-6-fosfato isomerase de humano e de Leishmania mexicana

Processo: 00/14960-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica
Pesquisador responsável:Otavio Henrique Thiemann
Beneficiário:Artur Torres Cordeiro
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14979-7 - Aplicação dos princípios de evolução in vitro em estudos de função e estrutura da hipoxantina-guanina-fosforribosil-transferase de Leishmania tarentolae, AP.JP
Assunto(s):Glicose   Glicólise   Leishmania mexicana   Vírus de plantas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenho Racional De Drogas

Resumo

A fosfoglucose isomerase (glucose-6-fosfato isomerase - PGI) catalisa a isomerização reversível da D-glucopiranose-6-fosfato e D-frutofuranose-6-fosfato e participa na glicólise como a segunda enzima da via. A glicólise é essencialmente a única forma de obtenção de energia da família Trypanosomatidea, tornando-se assim uma via chave na manutenção de tais organismos e um bom alvo para o desenho de inibidores que possam ser utilizados no combate a estes parasitos. Para o desenho racional de drogas, se mostra de grande interesse o estudo em paralelo da enzima alvo homóloga do organismo hospedeiro. Desta forma foi clonada e caracterizada a PGI humana. Os cristais da PGI humana difratam a aproximadamente 2.5A. Este projeto tem como objetivo principal dar continuidade aos estudos cristalográficos da PGI humana e de Leishmania mexicana, iniciados no programa de mestrado (Artur Torres Cordeiro - FAPESP 98/15285-9). Este estudo comparativo visa o futuro desenvolvimento racional de novos fármacos contra o parasita. Através da colaboração com o grupo de Virologia Vegetal da ESALQ-USP (Piracicaba) será iniciada a linha de cristalografia de vírus fitopatogênicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORDEIRO, Artur Torres. Determinação da estrutura cristalográfica da enzima glicose-6-fosfato isomerase de Leishmania mexicana e comparação com a enzima homóloga de humanos. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.