Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos hidroperoxidos de lipidios nas patologias gastrointestinas: efeitos patofisiologicos e protecao por antioxidantes naturais.

Processo: 01/02140-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Paolo Di Mascio
Beneficiário:Sayuri Miyamoto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/03878-7 - Caracterização de biomoléculas modificadas por mecanismos oxidativos, especialmente via oxigênio singlete, em sistemas químicos e biológicos, AP.TEM
Assunto(s):Licopeno

Resumo

Os hidroperóxidos de lipídios são produtos de reconhecida toxicidade gerados durante o processo de oxidação de lipídios em alimentos e em sistemas biológicos. Estes compostos são capazes de danificar diversos componentes celulares resultando em perdas na função e integridade celular, podendo potencialmente levar ao desenvolvimento de processos patológicos no trato digestivo. Por outro lado, estudos têm evidenciado efeitos protetores dos carotenóides na prevenção de vários tipos de câncer, entre eles o câncer de cólon e estômago. Neste estudo avaliaremos a ação do licopeno nos processos patofisiológicos mediados pelos hidroperóxidos de fosfolipídios. Principalmente a ação ao nível dos sistemas de defesa antioxidante, nos níveis de glutationa reduzida/glutationa oxidada, e nos sistemas de controle da expressão gênica, "in vitro" e "in vivo". Há crescente interesse na identificação de fontes endógenas e exógenas produtoras de espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio, e na elucidação dos mecanismos celulares pelos quais elas lesam biomoléculas e estruturas celulares. Esse aspecto se enquadra dentro de outros estudos em desenvolvimento em nossos laboratórios onde investigamos os mecanismos de processos oxidativos biologicamente fundamentais como a alquilação e oxidação de bases do DNA. Tentaremos também desenvolver uma variação da metodologia já estabelecida na laboratório para isolameto e medida de bases modificadas dentro desse modelo de estudo. (AU)