Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem, expressão e caracterização de celulase(s) e liase(s) do pectato de Xylella fastidiosa

Processo: 98/16459-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Sérgio Florentino Pascholati
Beneficiário:Nelson Arno Wulff
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Clonagem   Expressão de proteínas   Xylella fastidiosa   Virulência   Celulase   Liases

Resumo

A partir das informações geradas no projeto Genoma da Xylella fastidiosa, estamos nos propondo a estudar enzimas produzidas por X. fastidiosa, envolvidas em processos patogênicos. Encontramos um certo grau de homologia entre genes da endoglucanase e da liase do pectato, clonados de Xanthomonas campestris, com as seqüências do genoma de X. fastidiosa. Estas enzimas estão envolvidas na degradação de componentes da parede celular/lamela média do vegetal em outros patossistemas estudados. Visando estudar a importância destas enzimas no processo patogênico desencadeado por X. fastidiosa em Citrus, pretendemos clonar, expressar e caracterizar tais enzimas, do ponto de vista cinético, bem como estudarmos seu papel na interação da bactéria com o hospedeiro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WULFF, Nelson Arno. Caracterização enzimática das celulases XF-810, XF-818 e XF-2708 de Xylella fastidiosa e purificação da proteína XF-818, expressas em Escherichia coli.. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.