Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas metabólicas, moleculares e mobilização das reservas no desenvolvimento inicial de espécies neotropicais sob anóxia

Processo: 98/07296-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Angelo Luiz Cortelazzo
Beneficiário:Rosana Marta Kolb
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anóxia   Sementes   Expressão gênica

Resumo

Os solos alagados ocupam extensas áreas no mundo, sendo o alagamento o principal fator ambiental que leva à deficiência de O2 nas plantas vasculares. Os mecanismos moleculares precisos que conferem tolerância à anaerobiose são desconhecidos, mas as enzimas da fermentação alcoólica são fortemente induzidas por esse estresse. Além dos órgãos subterrâneos das plantas, as sementes também são susceptíveis às condições de solo encharcado, no entanto, a maioria dos trabalhos trata dos processos aeróbicos da germinação. O presente estudo objetiva estudar modificações na expressão gênica em raízes de plantas alagadas de Sebastiania commersoniana (Baillon) Smith & Downs (tolerante) e de Schizolobium parahyba (Vell.) Blake (sensível ao alagamento) e também caracterizar o metabolismo respiratório das suas sementes, ao lado do estudo da mobilização das reservas durante e após a germinação em diferentes condições de O2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOLB‚ RM; DOLDER‚ H.; CORTELAZZO‚ AL. Effects of anoxia on root ultrastructure of four neotropical trees. PROTOPLASMA, v. 224, n. 1, p. 99-105, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOLB, Rosana Marta. Respostas metabolicas, moleculares e mobilização das reservas no desenvolvimento inicial de especies neotropicais sob anoxia. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.