Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo de meurotoxinas de Crotalus durissus collilineatus Crotalus durissus terrificus e Bothrops Jararacussu, Bothrops alternatus. caracterização estrutural e funcional

Processo: 02/01058-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Sergio Marangoni
Beneficiário:Luis Alberto Ponce Soto
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Miotoxinas   Neurotoxinas   Fosfolipases A2

Resumo

Este projeto tem a proposta de caracterizar bioquímica e biologicamente neurotoxinas de veneno de Crotalus durissus collilineatus, Crotalus durissus terrificus e Bothrops jararacussu, Bothrops alternatus, que agem na junção neuromuscular. A importância das neurotoxinas nas investigações dos canais iônicos na transmissão do impulso nervoso contribuiu muito para o desenvolvimento de metodologias para o isolamento, caracterização bioquímica, biológica e na determinação de um modelo da estrutura molecular dos canais de sódio. Existem poucos estudos comparativos em relação a estudos bioquímicos, bem como biológicos de neurotoxicidade de frações purificadas a partir de venenos crotálicos e botrópicos. O isolamento de neurotoxinas assim como de sinergismo entre elas poderiam ajudar na investigação futura sobre o polimorfismo molecular desta família de proteínas e que poderão ajudar a entender a ação neurotóxica sobre a junção neuromuscular. Este trabalho a ser desenvolvido tentará estabelecer protocolos de purificação e caracterização em larga escala de neurotoxinas; estas poderão ser utilizadas como modelos biológicos e moleculares para o estudo de neurotoxicidade nervo frênico-diafragma isolado de camundongo, biventer cervicis de pintahino e estudos de eletrofisiologia. A caracterização bioquímica é realizada, desde a purificação em HPLC, atividade PLA2, análises de composição de aminoácidos e seqüência N-terminal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOTO, Luis Alberto Ponce. Estudos estrutura-função de neurotoxinas isoladas de veneno crotálico e botrópico : análise comparativa de neurotoxicidade e mitoxicidade. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.