Busca avançada
Ano de início
Entree

Extração supercrítica do óleo essencial de funcho (Foeniculum vulgare): determinação do coeficiente de difusão efetivo, de parâmetros cinéticos, da pressão de vapor e de outras variáveis..

Processo: 00/04972-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Angela de Almeida Meireles Petenate
Beneficiário:Lucinewton Silva de Moura
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/01962-1 - Tecnologia supercrítica aplicada ao processamento de óleos essenciais, óleos vegetais, corantes, estévia, amido, celulose, etc., AP.TEM
Assunto(s):Propriedades físicas   Transporte de massa   Equações de estado   Óleos essenciais

Resumo

Otimizar as condições operacionais para extração supercrítica com CO2 e CO2 + Isopropanol do óleo essencial do funcho (Foeniculum vulgare). Determinar a pressão de vapor (Pvi) dos compostos químicos majoritários do óleo essencial do funcho usando cromatografia gasosa; Determinar as condições operacionais (temperatura, pressão, vazão do solvente, beneficiamento da matéria prima, etc.) que maximizam o rendimento em extrato; Determinar a isobárica para o coeficiente de difusão efetivo (DaX) para os sistemas funcho/CO2 e funcho/CO2+lsopropanol, para a melhor pressão de operação; Desenvolver uma metodologia para o cálculo da pressão de vapor, usando o método UNIFAC de contribuição de grupo. Deve ser estudada a inclusão de um novo grupo para descrever as contribuições do radical isoprenico presente nas substâncias químicas da família dos terpenos; Propor uma correlação para descrever o coeficiente de difusão efetivo como função da temperatura, pressão e composição do extrato; Determinar os coeficientes de transferência de massa para os sistemas funcho/CO2 e funcho/CO2+lsopropanol; Propor uma correlação para o coeficiente de transferência de massa como função dos adimensionais que controlam o processo; Generalizar a correlação para o coeficiente de transferência de massa para outros sistemas; Estudar a etapa de separação extrato/solvente, usando a equação de Peng-Robinson; Avaliar economicamente o processo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOURA, Lucinewton Silva de. Obtenção por extração supercritica do extrato de funcho (Foeniculum vulgare) : determinação das isotermas de rendimento global, de parametros cineticos, e do equilibrio de fase.. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.