Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de b-mercaptoetanol e cisteamina na maturacao "in vitro" de oocitos bovinos. efeitos na glutationa intracelular, desenvolvimento de blastocistos, numero de celulas e apoptose.

Processo: 00/03620-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Joaquim Mansano Garcia
Beneficiário:Karina Beloti Avelino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/11783-4 - Estudo da função e herança do DNA Mitocondrial (mtDNA) nos bovinos: um modelo animal produzido com o Nelore, AP.TEM
Assunto(s):Glutationa   Embriogênese   Maturação in vitro   Cisteamina

Resumo

Sabe-se que as condições nas quais oócitos imaturos são cultivados in vitro, alteram o subseqüente desenvolvimento. Poucos experimentos foram voltados para a maturação in vitro e os fatores que nela possam interferir beneficamente para aumentar a produção de embriões. Acredita-se que a glutationa (GSH) atua na maturação citoplasmática e tem um papel importante na proteção celular contra os radicais livres produzidos normalmente pelas células. A utilização de precursores que promovam a sua síntese e o aumento da sua concentração em oócitos maturados concede aos embriões maior capacidade para superar o bloqueio no estádio de 8 a 16 células, onde a elevada produção de radicais de oxigênio reflete em menor taxa de desenvolvimento até blastocistos. Em um primeiro experimento avaliaremos os efeitos de 100 uM de B-mercaptoetanol e/ou 100 uM de cisteamina na presença ou ausência de um inibidor da síntese de GSH, o sulfoximida de butionina (BSO, 5 mM) no meio de maturação, sobre a síntese de glutationa por oócitos bovinos maturados in vitro e in vivo. Complementando o primeiro experimento, avaliaremos num segundo experimento os efeitos dos tratamentos que apresentarem maior e menor concentração de glutationa intracelular por oócito maturado in vitro, sobre o desenvolvimento embrionário até o estádio de blastocisto e a viabilidade, analisando o número de células pela técnica de coloração diferencial do trofectoderma e massa celular interna e taxa de apoptose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AVELINO, Karina Beloti. Efeitos da estimulação e inibição da síntese de glutationa durante a maturação in vitro de oócitos bovinos sobre o desenvolvimento e viabilidade embrionária. 93 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.