Busca avançada
Ano de início
Entree

Verificação da expressão dos genes HOXA7, HoxC6 e TGIF em carcinomas epidermóide de boca

Processo: 02/12696-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Fabio Daumas Nunes
Beneficiário:Luciana Fasanella Matizonkas Antonio
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Carcinoma de células escamosas   Neoplasias bucais   Genes homeobox   Expressão gênica

Resumo

O câncer de boca é uma das 10 neoplasias malignas mais freqüentes no mundo, sendo que na maioria dos casos o diagnóstico é de carcinoma epidermóide (CE). Diversos trabalhos estudam a participação de genes importantes para o desenvolvimento embrionário nos mecanismos que levam à transformação neoplásica. Dentre esses se destacam os homeobox um grupo de genes que codifica para proteínas que são consideradas fatores de transcrição. As proteínas homeobox podem estar presentes em vias de sinalização específicas que quando alteradas podem colaborar para o processo de transformação maligna ou de manutenção do fenótipo transformado. Alguns dos genes homeobox foram identificados no projeto genoma câncer cabeça e pescoço, entre eles estão o HOXA7, HOXC6 e o TGIF. A expressão desses genes já foi verificada em alguns tipos de neoplasias e a sua participação em lesões malignas vem sendo discutida. Em nosso laboratório há uma pesquisa em andamento para se estudar a expressão dos genes homeobox em CEs de boca. A expressão do TGIF já foi verificada por nós em alguns casos através da técnica da RT-PCR e existem indícios da expressão do HOXA7 e HOXC6 em CEs de boca. Sendo assim propusemo-nos a estudar a expressão dos genes HOXA7, HOXC6 e TGIF em CEs de boca através da técnica RT-PCR e seguidamente pela hibridização "in situ", relacionando ao aspecto histológico e os dados clínicos, como estadiamento, metástase e resposta a terapêutica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA-VALENZUELA; FERNANDA CAMPOS S. ALMEIDA; LUCIANA FASANELLA MATIZONKAS-ANTONIO; TATIANA NAYARA LIBÓRIO; THAIS ACQUAFREDA; CLAUDIA CAZAL; ALBERTO FERRAZ; FÁBIO DAUMAS NUNES. Hibridização in situ com sonda não-radioativa para mRNA: princípios e aplicações em patologia. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 42, n. 3, p. 207-213, Jun. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTONIO, Luciana Fasanella Matizonkas. "Análise da presença de transcritos dos genes HOXA7, HOXC6 e TGIF em carcinomas epidermóides de boca". 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.