Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensibilizacao comportamental: papel da neurotensina e variaveis comportamentais.

Processo: 01/09739-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Luciano Freitas Felicio
Beneficiário:Fabiana de Godoy Costa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Dopamina   Depressão   Neurotensina   Ansiedade

Resumo

A sensibilização comportamental, a qual é um aumento no efeito comportamental de uma droga na sua re-administração após um período de abstinência, trata-se de um fenômeno intensamente utilizado em estudos com modelos animais que enfocam a dependência de drogas. Além disso, envolve vias dopaminérgicas mesolímbicas. Entretanto, avaliações das ações de drogas durante o período da retirada da droga na posterior expressão do fenômeno são escassas. Outro aspecto interessante da sensibilização comportamental é a sua modulação por variáveis comportamentais. Desse modo, seria interessante considerar a variabilidade das respostas comportamentais em modelos animais de depressão e ansiedade na sensibilização comportamental. Assim, o objetivo inicial desse projeto é avaliar a possível propensão de animais com respostas inatas diferentes na atividade geral e modelos animais de depressão e ansiedade em desenvolver a sensibilização comportamental induzida por anfetamina, morfina e etanol. Sabendo-se que a neurotensina é um peptídeo co-localizado com as vias dopaminérgicas mesolímbicas, verificaremos os efeitos de um antagonista de receptores de neurotensina, SR48692, durante o período de abstinência do tratamento, na posterior expressão do fenômeno. Esses cenários experimentais serão investigados, ainda, por meio de imuno-histoquímica para c-fos e neurotensina e radioimunoensaio para corticosterona. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA‚ F.G.; FRUSSA-FILHO‚ R.; CANTERAS‚ N.S.; VALERA‚ A.G.; FELICIO‚ L.F. Blockade of neurotensin receptors during amphetamine discontinuation indicates individual variability. Neuropeptides, v. 41, n. 2, p. 83-91, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.