Busca avançada
Ano de início
Entree

Mysella charcoti (lamy, 1906) e m. miniuscula (Pfeffer, 1886) (Bivalvia: galeommatoidea) da Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Antártica: anatonia funcional comparativa, biologia e sistemática

Processo: 99/02399-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Osmar Domaneschi
Beneficiário:Flávio Dias Passos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução   Antártica   Bivalvia

Resumo

Mysella charcoti e M. miniuscula têm ampla distribuição em águas antárticas, a primeira ocorrendo também em ilhas subantárticas. Nada se conhece acerca da anatomia e biologia desses Galeommatoidea. A grande similaridade de suas conchas vem dificultando a identificação precisa de ambas e o estabelecimento de relações sistemáticas e biogeográficas dentro do grupo. Ambas ocorrem em águas rasas da Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Antártica, onde serão coletadas e estudadas vivas na Estação Antártica "Comandante Ferraz", do Brasil, prosseguindo-se com as pesquisas no Laboratório de Malacologia do IBUSP. A concha, a anatomia e o funcionamento das estruturas e órgãos da cavidade paliai, o comportamento em simulações feitas em laboratório, e o modo de reprodução serão estudados como contribuição para o conhecimento da biologia e para a elaboração de diagnoses específicas mais precisas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMANESCHI‚ O.; DA SILVA‚ J.; NETO‚ L.; PASSOS‚ F. New perspectives on the dispersal mechanisms of the Antarctic brooding bivalve Mysella charcoti (Lamy‚ 1906). POLAR BIOLOGY, v. 25, n. 7, p. 538-541, 2002.
WALTER NARCHI; OSMAR DOMANESCHI; FLÁVIO DIAS PASSOS. Bivalves Antárticos e Subantárticos coletados durante as Expedições Científicas Brasileiras à Antártica I a IX (1982-1991). Revista Brasileira de Zoologia, v. 19, n. 3, p. 645-675, Set. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.