Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre o desenvolvimento floral, o sistema reprodutivo e a embriologia em Dahlstedtia Malme (Leguminosae, Papilionoideae)

Processo: 97/11242-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Neusa Taroda Ranga
Beneficiário:Simone de Pádua Teixeira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leguminosae   Reprodução vegetal

Resumo

Estudos referindo-se aos aspectos reprodutivos de Leguminosae são escassos e restritos principalmente a espécies de importância agrícola e às encontradas em regiões temperadas. As poucas informações disponíveis demonstram que há uma alta incidência de aborto de flores e frutos na família, fenômeno observado em duas espécies de Dahlstedtia (D. pinnata e D. pentaphylla). Este gênero é neotropical e típico de Mata Atlântica, estando às plantas distribuídas em áreas de encosta e planície das regiões sul e sudeste, com baixa densidade. O objetivo deste trabalho será investigar, em nível cito-histológico, a ocorrência da baixa produção de frutos por inflorescência e da alta taxa de aborto dos frutos e sementes observados nas plantas de Dahlstedtia, a fim de contribuir com trabalhos de manejo. Para a realização do trabalho serão utilizados botões, flores fertilizadas e não fertilizadas, frutos e sementes em várias fases de desenvolvimento. A partir destes materiais serão feitas análises cito-histológicas das fases do desenvolvimento reprodutivo, testes para o conhecimento da estratégia reprodutiva adotada pelas plantas e algumas observações de sua biologia floral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, SIMONE DE PADUA; RANGA, NEUSA TARODA; TUCKER, SHIRLEY C. Inflorescence and floral development of Dahlstedtia species (Leguminosae: Papilionoideae: Millettieae). FLORA, v. 204, n. 10, p. 769-781, 2009. Citações Web of Science: 10.
SIMONE DE PÁDUA TEIXEIRA; RODRIGO AUGUSTO SANTINELO PEREIRA; NEUSA TARODA RANGA. Components of fecundity and abortion in a tropical tree, Dahlstedtia pentaphylla (Leguminosae). Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 49, n. 6, p. 905-913, Nov. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Simone de Pádua. O genero Dahlstedtia Malme : embriologia, sistema reprodutivo e biossistematica. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.