Busca avançada
Ano de início
Entree

Brotamento das fibras musgosas hipocampais em epilepsia do lobo temporal: relação com aprendizagem e memória

Processo: 01/07455-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello
Beneficiário:Jair Guilherme dos Santos Junior
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia do lobo temporal   Aprendizagem

Resumo

A epilepsia representa um grupo complexo de desordem cuja principal característica é a manifestação de convulsões espontâneas e recorrentes (CER) que se desenvolvem a partir de determinadas áreas do sistema nervoso central. A epilepsia do lobo temporal (ELT) apresenta uma grande prevalência e por ser em geral refratária aos tratamentos farmacológicos, tem sido alvo de intensa investigação. Comumente encontrada nas ELT, a esclerose hipocampal é uma alteração morfológica caracterizada por um padrão típico de perda neuronal das células piramidais do CAI, CA3 e de neurônios do hilo denteado. Em resposta a estas lesões, ocorre uma reorganização sináptica decorrente de um brotamento axonal. O brotamento aberrante observado no hipocampo de pacientes com ELT e de animais submetidos a modelos experimentais de ELT, conhecido como brotamento das fibras musgosas (BFM), consiste de novos contatos sinápticos assimétricos e recorrentes entre os terminais das fibras musgosas e dendritos das próprias células granulares no terço interno da camada molecular. Foi constatado que o BFM não é condição necessária e nem suficiente para a gênese das crises epilépticas recorrentes. Por muitos anos, diminuições na habilidade cognitiva e função intelectual vêm sendo associadas às complicações de estados epilépticos. Desta forma, seria interessante verificar qual a influência do BFM nos processos de aprendizagem e memória. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS‚ J.G.; LONGO‚ B.M.; BLANCO‚ M.M.; MENEZES DE OLIVEIRA‚ M.G.; MELLO‚ L.E. Behavioral changes resulting from the administration of cycloheximide in the pilocarpine model of epilepsy. Brain Research, v. 1066, n. 1, p. 37-48, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.