Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento da fauna Culicidae (Diptera) utilizando armadilha luminosa tipo "CDC" no Parque Estadual da Serra da Cantareira

Processo: 00/10136-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Joyce Montes
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Culicidae   Ecologia

Resumo

Os culicídeos são vetores biológicos de múltiplas doenças infecciosas, como a dengue, febre amarela, encefalite, malária, filariose linfática, entre outras. O Parque Estadual da Serra da Cantareira, formado por Mata Atlântica é a maior reserva de floresta tropical situada dentro de área urbana do mundo. O presente estudo será composto por coletas com armadilhas luminosas CDC no período das 16:00 hs às 21:00 hs nos núcleos Pedra Grande e Engordador. As armadilhas serão dispostas nos ambientes de mata-copa, mata-solo, ecótono-copa, ecótono-solo e peridomicílio. As amostras serão contadas e identificadas até espécie. As análises serão conduzidas com os objetivos de estimar a composição faunística de cada habitat, a biodiversidade de culicídeos e os índices de similaridade entre os habitats. A análise de correlação de Pearson será realizada para identificar possíveis relações entre dominância específica mensal e nível de pluviosidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTES, Joyce. Levantamento da fauna Culicidae (Diptera) utilizando armadilha luminosa CDC. CO2, no Parque Estadual da Serra da Cantareira, Estado de São Paulo, Brasil. 2003. 58 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.