Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de água subterrânea em terreno cristalino com o auxílio de dados de sensoriamento remoto, geofísicos e modelagem matemática, na região das bacias hidrográficas dos rios Mogi Guaçu e Pardo, estado de São Paulo

Processo: 00/05740-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Fabio Taioli
Beneficiário:Vanessa Madrucci
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Águas subterrâneas   Evolução tectônica   Sensoriamento remoto

Resumo

Pretende-se estudar a evolução tectônica da região situada nas bacias hidrográficas dos rios Mogi-Guaçu e Pardo (Estado de São Paulo), com ênfase à provável existência de aqüíferos subterrâneos em regiões fissuradas de rochas cristalinas. Tal estudo deverá ser efetuado com a interpretação da imagem TM-Landsat, bem como de produtos integrados TM-mag e TM-gama, dados pré-existentes de poços e trabalhos específicos de campo. Os resultados irão definir áreas mais favoráveis à acumulação e recarga dos aqüíferos subterrâneos (escala de 1:100.000) e também pontos específicos para a perfuração em locais previamente selecionados (escala 1:25.000). Além disso, pretende-se conhecer melhor as propriedades hidráulicas deste tipo de aqüífero, selecionado-se áreas para um estudo de detalhe. Neste estudo de detalhe serão utilizados dados geofísicos elétricos e perfis eletromagnéticos que possam indicar a existência de sistemas de fraturas em subsuperfície, a profundidade das fraturas e a espessura do manto de intemperismo. Numa área teste, pretende-se elaborar um modelo hidrogeológico matemático que represente as propriedades geométricas e hidráulicas do aqüífero, através da formulação de um modelo conceitual do cenário hidrogeológico, de maneira a se conhecer as propriedades hidráulicas do aqüífero, onde os dados dos poços existentes (testes de bombeamento) e os dados geofísicos serão utilizados auxiliando na calibração e validação deste modelo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MADRUCCI, VANESSA; TAIOLI, FABIO; DE ARAUJO, CARLOS CESAR. Groundwater favorability map using GIS multicriteria data analysis on crystalline terrain, Sao Paulo State, Brazil. Journal of Hydrology, v. 357, n. 3-4, p. 153-173, AUG 15 2008. Citações Web of Science: 67.
VANESSA MADRUCCI; FABIO TAIOLI; CARLOS CÉSAR DE ARAÚJO. Análise integrada de dados de sensoriamento remoto, geologia e geofísica no estudo de aqüífero fraturado, Lindóia - SP. Revista Brasileira de Geofísica, v. 23, n. 4, p. 437-451, Dez. 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.