Busca avançada
Ano de início
Entree

Sequenciamento e expressão de genes V-lambda das imunoglobulinas humanas

Processo: 96/07847-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Geraldo Aleixo da Silva Passos Júnior
Beneficiário:Cristina Moraes Junta
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmídeos   Expressão gênica   Imunoglobulinas

Resumo

Este projeto situa-se no campo do mapeamento físico de um locus humano (locus lambda situado no cromossomo 22q11) responsável pela síntese da cadeia leve lambda das imunoglobulinas. Apesar da importância deste locus (40% dos anticorpos séricos apresentam cadeia leve do tipo lambda), não conhecemos todos os genes V?i, nem suas seqüências e posicionamentos relativos, mesmo com seu recente mapeamento físico (Frippiat 1995; Kawasaki 1995). Com este projeto pretendemos detalhar o mapeamento físico de uma região do locus Vλ presente no cosmídio 8.3 portador com as seqüências funcionais IGLV1S1, IGLV1S2, IGLV7S1, o pseudogeneVλA e a seqüência vestigial vg1 a nível de seqüenciamento, estudar o padrão de RFLP e a expressão dos genes funcionais numa população de indivíduos normais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.