Busca avançada
Ano de início
Entree

Biópsia renal percutânea monitorizada por ultrassom em cães: avaliações clínica, laboratorial e histopatológica

Processo: 98/06341-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 30 de novembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Flavio Quaresma Moutinho
Beneficiário:Alessandra Melchert
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Ultrassom

Resumo

Serão utilizados 40 cães, em perfeito estado de saúde, selecionados através de avaliações clínica e laboratoriais, dos quais 20 terão o rim direito biopsiado, e os 20 restantes, o rim esquerdo. Após devido preparo do animal (jejum e posterior anestesia geral), será executada a coleta do fragmento renal com auxílio do ultra-som, para a localização do rim, eleição do local de coleta e direcionamento adequado da agulha de biópsia no tecido renal. Posteriormente, os animais serão submetidos a novos exames (clínico, laboratoriais e ultrasonografia) em momentos pré-determinados, para avaliação de possíveis complicações pós-biópsia. O material de biópsia obtido será avaliado histopatologicamente, para verificação de sua qualidade. O projeto tem o objetivo de aprimorar os procedimentos de biópsia renal, e estabelecer as dificuldades quanto a sua execução, os riscos potenciais que a técnica pode trazer ao animal e a avaliação da qualidade da amostra obtida. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELCHERT, Alessandra. Biópsia renal percutânea monitorizada por ultra-sonorafia em cães : estudo das complicações clínicas e avaliação da qualidade das amostras. 122 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.