Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos termicos em mancais segmentados ativos - teoria e experimento.

Processo: 96/11733-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Ilmar Ferreira Santos
Beneficiário:Rodrigo Nicoletti
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Viscosidade

Resumo

O objetivo do projeto é a investigação dos efeitos térmicos sobre as propriedades do mancal hidrodinâmico com filme de óleo ativo. De posse das características do fluído lubrificante e resolvendo-se a equação da energia simultaneamente com a equação de Reynolds modificada, chega-se à distribuição de temperatura do filme de óleo, viabilizando-se a predição da temperatura de operação do mancal. A temperatura influencia a viscosidade do lubrificante, que por sua vez influencia a distribuição de pressão do filme de óleo. Como consequência tem-se a alteração dos coeficientes de rigidez e amortecimento do filme de óleo, alterando assim o comportamento dinâmico da máquina rotativa. O grau de influência da distribuição de temperatura do mancal sobre a dinâmica da máquina poderá então ser analisada. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NICOLETTI, Rodrigo. Efeitos termicos em mancais segmentados hibridos : teoria e experimento. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.