Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo sobre a imunogenicidade de vacinas de subunidade contra tuberculose baseadas no antigeno hsp65 associado a diferentes imunomoduladores e carreados por microesferas biodegradaveis.

Processo: 01/09061-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2001
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Celio Lopes Silva
Beneficiário:Sandra Aparecida Cororato dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Mycobacterium tuberculosis   Adjuvantes   Gene hsp65

Resumo

Dentre as potenciais vacinas recentemente priorizadas pela OMS para iniciar os ensaios clínicos em humanos, encontra-se a baseada no antígeno hsp65, desenvolvida por nosso grupo. Para que possamos utilizar essa proteína ou o DNA que a codifica, como vacina profilática ou terapêutica em testes pré-clínicos e/ou clínicos, necessitamos desenvolver uma formulação adequada visando aumento da imunogenicidade e eficácia protetora. Assim, objetivamos estudar, comparativamente, a imunogenicidade de diferentes formulações contendo a proteína hsp65 de M. leprae. A vacina baseada no antígeno protéico recombinante será formulada na presença de diferentes adjuvantes com propriedades imunomodulatórias, utilizando microesferas biodegradáveis como carreadores e será inoculada em camundongos isogênicos, por via subcutânea, para posterior avaliação da imunogenicidade (produção de anticorpos e imunidade celular) e eficácia protetora. A formulação que apresentar maior atividade profilática será usada para testes em cobaios e macacos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)