Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação das repercussões maternas e perinatais do exercício aeróbio moderado na gestante diabética

Processo: 00/04063-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Iracema de Mattos Paranhos Calderon
Beneficiário:Nilce Ene Rodrigues da Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Caminhada   Treinamento aeróbio   Gestantes   Diabetes mellitus

Resumo

O Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras (ACOG.1985) considerou pacientes diabéticas como "de risco" para atividade física, com relativa contra-indicação para exercícios vigorosos durante a gestação. Por outro lado, a Associação Americana de Diabete (ADA, 1979) citou o exercício como "o fator esquecido e o elo perdido" no controle do Diabete Melito (DM) na gestação, reforçando assim a necessidade de incluí-lo no tratamento. Associando os efeitos positivos da atividade física no DM com os efeitos dos exercícios durante o período gestacional, alguns pesquisadores têm avaliado os benefícios e riscos de exercícios para gestantes diabéticas. O objetivo deste trabalho é estudar os efeitos da caminhada orientada, exercício físico aeróbio de intensidade moderada, na gestante diabética clínica, tipo I (insulino-dependentes) e tipo II (não insulino-dependentes), na diabética gestacional e naquelas com hiperglicemia diária (grupo IB - Rudge-1983); avaliando também as repercussões no feto e no recém-nascido. Serão estudadas prospectivamente, da 16a à 38a semanas, 60 gestantes distribuídas, por randomização, nos grupos Caminhada Orientada e Controle. Pretende-se que este projeto seja a base para a padronização de um programa de exercícios, para alcançar e manter normoglicemia em gestantes diabéticas ou com hiperglicemia diária, identificada no perfil glicêmico (grupo IB - Rudge - 1983). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Nilce Ene Rodrigues da. Repercussões de um programa de caminhada no metabolismo materno e prognóstico neonatal de gestações complicadas por diabete e hiperglicemia diária. 76 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.