Busca avançada
Ano de início
Entree

Religiao e esporte: os atletas religiosos e a religiao dos atletas. um estudo da mudanca de mentalidade no campo protestante em relacao ao esporte.

Processo: 00/13005-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Leonildo Silveira Campos
Beneficiário:Reinaldo Olecio Aguiar
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Religião. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do esporte   Ética religiosa

Resumo

O protestantismo, já modificado desde o seu surgimento na Europa no século XVI, tem se transformado significativamente desde sua inserção no Brasil. Neste processo observam-se mudanças em sua compreensão do esporte, antes considerado prejudicial à vida de devoção, herança do puritanismo e do pietismo, para uma visão mais secularizada, sobretudo por causa da dessacralização do tempo. Contudo, o campo religioso protestante brasileiro está passando por um processo de secularização que afetou vários aspectos da cosmovisão protestante, especialmente quanto ao esporte. Este processo aprofundou-se à medida que o esporte foi se tornando profissional, desvinculando-se da idéia de "jogo", conceito que encontrou grande resistência entre os protestantes por sua associação com a vida desregrada. A entidade "Atletas de Cristo" é um exemplo acabado desta transformação, pois inseriu no campo esportivo uma linguagem nova, de cunho religioso e uma explicação igualmente religiosa do esporte, além de levantar questões éticas até então ausentes. Este projeto de pesquisa busca explicar e interpretar esta mudança do campo protestante brasileiro em relação ao esporte e ao campo esportivo por meio da análise sócio-histórica da postura dos atletas religiosos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)