Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema de dosimetria "in vivo" com dosimetros termoluminescentes de caso4:dy, por meio simulacao em fantoma antropormofico, para aplicacao em radioterapia.

Processo: 00/05823-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Aplicações de Radioisótopos
Pesquisador responsável:Cleber Nogueira de Souza
Beneficiário:Petrus Paulo Combas Eufrazio da Silva
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Feixes de fótons   Dosimetria in vivo   Dosímetro termoluminescente   Controle da qualidade   Radioterapia

Resumo

A monitoração da dose de irradiação que um paciente recebe durante a radioterapia é importante, pois o sucesso ou a falha deste tipo de tratamento depende da exatidão na liberação da dose prescrita. A dosimetria in vivo é, há longo tempo, reconhecida como um método para melhoria da qualidade em radioterapia. Esta técnica, aplicada à radioterapia, é a última oportunidade para se avaliar a exatidão dosimétrica de um tratamento, depois que todos os procedimentos de verificação e controle do planejamento de um paciente foram concluídos, e o paciente está pronto para sua primeira aplicação. A dosimetria in vivo é, portanto, um método de detecção de erros dosimétricos, ou, alternativamente, confirmatório da dose radioterapêutica prescrita. Entre os diferentes dosímetros aplicados em radioterapia destaca-se, pela sua versatilidade, os dosímetros termoluminescentes (TLD). No Brasil, produz-se o dosímetro termoluminescente constituído de cristais de CaSO4:Dy, que apresenta uma alta sensibilidade à radiação, e é aplicado em monitoração externa. Este material poderia ter, mediante testes apropriados, sua aplicação estendida à dosimetria clínica. O objetivo deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de uma metodologia para a aplicação de dosímetros termoluminescentes de CaSO4:Dy em dosimetria "in vivo" para feixes clínicos de fótons de energia alta. (AU)