Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação isotópica de micronutrientes essenciais (b e mo) em amostras vegetais e biológicas por espectrometria de massas com fonte de plasma (ICP-MS)

Processo: 00/03003-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Georgina Gine Rosias
Beneficiário:Ana Cláudia Dias Sanches Bellato
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fracionamento celular   Diluição isotópica   Traçadores isotópicos

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta o desenvolvimento de metodologia analítica para determinação elementar e isotópica de B e Mo, em material de origem vegetal e biológica por espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS). A determinação de B será efetuada nos compartimentos celulares de material agronômico. Para isto, o fracionamento celular por centrifugação diferenciada será utilizado em amostras onde B-10 foi usado como traçador. Diferentes procedimentos serão avaliados para decompor as frações geradas, sendo que as razões isotópicas de B serão medidas em pequenos volumes das soluções de amostras. O método da diluição isotópica será utilizada para a quantificação elementar e isotópica de B em baixas concentrações em amostras de tecidos biológicos. Para determinação isotópica de Mo em baixas concentrações, processos de separação e pré-concentração serão estudados, bem como, procedimentos para superação de interferências e efeitos de matriz. Serão analisadas amostras enriquecidas em Mo-98. (AU)