Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma metodologia computacional para a analise da estabilidade de tensao em sistemas eletricos de potencia.

Processo: 98/07671-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Newton Geraldo Bretas
Beneficiário:Renato Braga de Lima Guedes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Propomos estudar e desenvolver métodos de análise do problema do colapso de tensão em sistemas elétricos de potência. Buscaremos determinar as margens de estabilidade de um sistema elétrico de potência através da estimação, e posterior cálculo, dos valores do menor valor singular da matriz do Jacobiano das equações de fluxo de carga do sistema. Como forma de complementar a análise, buscaremos determinar quais são os conjuntos de barramentos que apresentam um comportamento coerente dos níveis de tensão, caracterizando as "ilhas de tensão" do sistema. Iniciaremos também o estudo das funções energia como forma alternativa de determinação da estabilidade de tensão e buscaremos estabelecer comparações entre estas duas alternativas de análise. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUEDES, Renato Braga de Lima. Aplicação de métodos estáticos para estudo do colapso de tensão em Sistemas Elétricos de Potência. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.