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Caderno de experiencias e o deficiente auditivo: o dialogo em questao na clinica fonoaudiologica.

Processo: 99/03259-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes
Beneficiário:Maria Emilia de Melo
Instituição-sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Simbolismo   Pessoas com deficiência auditiva   Linguagem

Resumo

Discutir a Fonoaudiologia a partir de casos clínicos - e não sobre casos clínicos, é um caminho que tem se mostrado fecundo, longe de estar pronto, mas é evidente sua necessidade. No atendimento da criança deficiente auditiva nos primeiros anos de vida, a manutenção da situação dialógica muitas vezes fica comprometida pela inteligibilidade da fala da criança e pela dificuldade do terapeuta em atribuir sentido para o relato de situações vividas pela criança. Vários recursos para registrar o que se passa com a criança no cotidiano tem sido estudado na clínica. O caderno de experiências é um lugar onde são registradas situações vividas - ou por viver - pela criança e que a ela foram - ou serão - significativas, e que serão trabalhados como indícios para uma construção dialógica. O objetivo deste trabalho é investigar os aspectos envolvidos no processo de construção e utilização do caderno de experiências no atendimento fonoaudiológico, através da análise de segmentos de terapias que incluam situações atravessadas pelo conteúdo do caderno. (AU)