Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de clones de Staphylococcus aureus resistentes a oxacilina (ORSA) que apresentam sensibilidade intermediária à vancomicina (VISA)

Processo: 99/00154-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Elsa Masae Mamizuka
Beneficiário:Geraldo Alecio de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glicopeptídeos   Vancomicina   Resistência microbiana a medicamentos

Resumo

O objetivo deste estudo é isolar, identificar e caracterizar cepas de Stapliylococcus aureus resistentes à oxacilina (ORSA) que apresentam sensibilidade reduzida à vancomicina. Estas cepas foram recentemente isoladas no Japão, EUA e França, porém ainda não foram descritas no Brasil. O atual quadro de infecções hospitalares causadas por cepas ORSA no Brasil favorece o aparecimento destas estirpes. A triagem destas cepas será realizada em vários hospitais da cidade de São Paulo, e após identificadas, serão estudadas por métodos genotípicos e determinados os fatores relacionados à bactéria que levavam ao desenvolvimento de maiores níveis de resistência. O isolamento destas estirpes é importante, pois estas não respondem ao tratamento com vancomicina, único antibiótico eficaz na terapia de infecções causadas por cepas ORSA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERALDO A. OLIVEIRA; SABRINA S. OKADA; REGIANE S. GUENTA; ELSA M. MAMIZUKA. Avaliação da tolerância à vancomicina em 395 cepas hospitalares de Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 37, n. 4, p. -, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.