Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao e tratabilidade do lodo de decantadores convencionais e de alta taxa.

Processo: 00/10543-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Ricardo de Lima Isaac
Beneficiário:Archimedes Pereira da Silva Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

As reduzidas vazões e a deterioração da qualidade das águas superficiais fazem com que o tratamento para fins de abastecimento de municípios localizados nas bacias dos rios Piracicaba e Capivari seja cada vez mais complexo; por outro lado, avanços recentes nos aspectos legal e institucional visam forçar todos os potenciais poluidores a tratarem seus efluentes, quer sejam despejos industriais, esgotos domésticos mas também os resíduos gerados em estações de tratamento de água (ETAs). Bastante peculiar é o lodo gerado nessas ETAs - em função da qualidade da água bruta e dos novos produtos adicionados ao tratamento convencional - demandando tratamento e disposição adequada. Este resíduo é gelatinoso e volumoso, sendo constituído por hidróxidos de alumínio ou ferro além dos outros produtos químicos adicionados no tratamento mais o material inerte e orgânico removido da água. Apresentam baixíssimo teor de sólidos, e uma vez que o custo do transporte e disposição final é bastante elevado, a redução prévia do volume constitui-se em alternativa técnica e economicamente viável. Os principais processos utilizados são o adensamento, o condicionamento e a desidratação. Pretende-se com esse trabalho investigar o uso de polímeros orgânicos sintéticos no condicionamento e sua influência na filtrabilidade e centrifugabilidade de Iodos gerados nos decantadores das ETAs 3 e 4 da cidade de Campinas-SP, tendo em vista as suas peculiaridades. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Archimedes Pereira da Silva. Tratabilidade do lodo de decantadores convencional e de alta taxa. 2003. 158 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.