Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da fenomenologia da coagulacao e da floculacao de efluentes de reator anaerobio de leito expandido e de lagoa aerada.

Processo: 00/15017-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 07 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Roberto Campos
Beneficiário:Hélio Rodrigues dos Santos
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cloreto férrico   Esgotos sanitários   Floculação   Coagulação   Tratamento físico-químico

Resumo

Os sistemas para tratamento físico-químico de esgotos sanitários, mormente a flotação por ar dissolvido, têm atraído a atenção de pesquisadores e projetistas, principalmente quando associados a processos biológicos, devido a sua grande aplicabilidade quando-é-necessária a remoção de nutrientes eutrofizantes - principalmente fósforo - ou quando se deseja aumentar a eficiência de remoção de DQO, turbidez e sólidos, entre outros. Por outro lado, os fenômenos relacionados à coagulação e à floculação de esgotos são pouco conhecidos, sendo as unidades de mistura rápida e floculação de estações de tratamento de esgoto (ETE) dimensionadas essencialmente com base em parâmetros de projeto empregados para água de abastecimento e na experiência dos projetistas. Este trabalho, a partir do estudo da coagulação e da floculação, em escala de laboratório, do efluente de um reator anaeróbio de leito expandido e do efluente de um reator aerado de sistema de Iodos ativados, busca desenvolver conhecimento sobre a fenomenologia da coagulação e da floculação desses efluentes, com vistas à sedimentação e à flotação por ar dissolvido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HÉLIO RODRIGUES DOS SANTOS; GUSTAVO SILVA DO PRADO; CARLOS MAGNO DE SOUSA VIDAL; RODRIGO BRAGA MORUZZI; JOSÉ ROBERTO CAMPOS. Aplicabilidade das técnicas de determinação de tamanho de partículas em sistemas de tratamento de água e esgoto sanitário. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 9, n. 4, p. 291-300, Dez. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Hélio Rodrigues dos. Coagulação/precipitação de efluentes de reator anaeróbio de leito expandido e de sistema de lodo ativado precedido de reator UASB, com remoção de partículas por sedimentação ou flotação. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.