Busca avançada
Ano de início
Entree

Periocidade do crescimento e formacao da madeira de algumas especies arboreas de matas mesofilas semideciduais do sudeste do estado de sao paulo.

Processo: 00/05008-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Mario Tommasiello Filho
Beneficiário:Ligia Ferreira Fedele
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fenologia   Dendroclimatologia   Dendrocronologia

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivos principais (i) verificar o comportamento das árvores de espécies florestais em 3 locais distintos na região Sudeste do Estado de São Paulo, utilizando o método de faixas dendrométricas e relacionando com o crescimento em diâmetro dessas espécies com as variações climáticas, edáficas e com os eventos fenológicos, (ii) estudar a periodicidade da atividade cambial e da formação do lenho e dos anéis de crescimento através da metodologia de "janela de Mariaux", bem como determinar a sua idade e taxa de crescimento das árvores através da dendrocronologia. A anatomia da madeira e a variação da densidade da madeira e dos anéis de crescimento através do método de densitometria de raios X também serão analisadas. Para esse estudo foram escolhidas as reservas localizadas nas Estações Experimental de Ibicatu e a Reserva de Santa Genebra (espécies nativas) e a Estação Experimental de Tupi (plantação com essências nativas). Os resultados do presente trabalho deverão ser aplicados estudos da conservação da biodiversidade das populações florestais, na determinação da idade e da dinâmica do crescimento das árvores tropicais e sub-tropicais, bem como sua aplicação em planos de manejo e de recuperação de fragmentos florestais. (AU)