Busca avançada
Ano de início
Entree

Antecipacacao da adubacao fosfatada potassica para o milho em rotacao.

Processo: 98/10081-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1998
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Claudia Salum de Laurentis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação   Potássio   Milho   Fósforo

Resumo

O presente trabalho pretende dar subsídios para uma adubação com P e K em épocas não tradicionais sem sistemas de rotação de cultura em regiões de inverno seco, procurando maior eficiência no uso de máquinas, sem perder eficiência de resposta do fertilizante aplicado. O ensaio foi instalado no campo em terra roxa estruturada com parcelas sub-subdivididas com quatro repetições. Com objetivo de se estabelecer dois níveis iniciais de P, nas parcelas foram estabelecidos dois tratamentos com e sem P incorporado antes do cultivo de outono-inverno, e devido aos níveis satisfatórios de potássio no solo, não foi realizada a correção desse elemento nesta época. Em sub-parcelas, foram estabelecidos tratamentos com adubação ou não, na semeadura com P e K (100 kg/ha de P2O5 e 50 kg/ha de K2O), nas culturas de inverno. Em sub-subparcelas foram instaladas duas culturas de inverno: aveia preta e tremoço branco. Adubação do milho com P e K será realizada ou não, nas sub-parcelas, nas mesmas doses. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAURENTIS, Claudia Salum de. Manejo da adubação fosfatada e potássica para o milho (Zea mays L.) em rotação com coberturas verdes de inverno. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.