Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de densificação de compósitos de alumina-carbeto de nióbio

Processo: 00/03079-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Ana Helena de Almeida Bressiani
Beneficiário:Alexandre Henrique Rumbao
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sinterização   Materiais compósitos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo dos mecanismos de densificação dos compósitos de AI2O3-NbC para otimizar o seu processamento e propriedades mecânicas, visando a sua utilização como ferramenta de corte. O estudo será realizado utilizando principalmente ensaios dilatométricos com taxa de aquecimento constante. A análise micro-estrutural deverá fornecer subsídios para o entendimento dos efeitos das fases secundárias durante o crescimento dos grãos, "pinning" ou alteração na superfície dos grãos, para haver um melhor controle das propriedades mecânicas desejadas. Os materiais a serem adicionados à alumina são: carbeto de nióbio e óxido de ítrio. O primeiro é introduzido visando-se, uma melhoria das propriedades mecânicas, e o segundo, um controle na microestrutura obtendo-se amostras com grãos de alumina mais finos e fases secundárias nos contornos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RUMBAO, Alexandre Henrique. Influência da ítria nas propriedades mecânicas e térmicas do compósito Al sub(2) O sub(3) - 20 porcento NbC. 2002. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.